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Escolha da estratégia - os fatores vitais que influenciam a
escolha de estratégia do executivo-chefe são suas aspirações
pessoais e profissionais, bem como suas aspirações relacionadas
à empresa e às vidas dos envolvidos na e com a empresa.
(Steiner, 1969). O que faz o executivo escolher determinado assunto
para pensar é o seu senso de obrigação para com
a sua organização. Nesse ponto, é preciso analisar
porque uma estratégia foi definida daquela maneira, pois, após
a realização de todas as análises, chega o momento
em que o executivo decide pela implementação de uma
(ou uma série) de estratégias. Além disso, o
executivo deve estar ciente do maior poder que uma estratégia
tem, se ela tiver efeito sinérgico.
- Implantação
da estratégia - a implantação de uma estratégia,
geralmente, está voltada para um novo produto ou serviço,
cliente ou tecnologia, exigindo, assim, modificações internas
na empresa (na estrutura organizacional, no sistema de informações
e nos recursos). É possível que exista um problema estratégico,
se a empresa se encontra confusa quanto ao seu foco estratégico
(Tregoe e Zimmerman, 1982). Em busca de solução, deve-se
tentar responder o seguinte:

O
executivo, ao implantar estratégias, deve analisar
se elas:
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identificam-se com aqueles que devem conhecê-la e se são
divulgadas e entendidas pelos meios de comunicação;
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são consistentes com o ambiente da organização;
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têm consistentes pontos internos, objetivos, políticas,
recursos e valores pessoais dos executivos e empregados;
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podem ser formuladas no período de planejamento anual e em outras
ocasiões, por ser um processo contínuo;
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são as melhores para determinada situação, negócio,
empresa e modelo de gestão.
Avaliação
da estratégia - Trata-se da etapa que o executivo verifica
se a estratégia implementada está promovendo o alcance dos
objetivos e desafios da empresa. Entretanto, uma estratégia deve
ser avaliada tanto para ser adotada quanto após a sua implementação.
Para proceder a uma avaliação, deve-se analisar a adequação
da estratégia às dimensões externas e internas da
empresa (estar de acordo com a cultura e clima organizacional); à
missão, aos propósitos, objetivos e desafios da organização;
ao horizonte ou período de tempo para que os objetivos sejam alcançados. |