Resumo

Estratégia é o trajeto, o modo ou a ação formulada e adequada para atingir, preferencialmente, de maneira diferenciada, os objetivos fixados, para ter melhor posicionamento da empresa no seu segmento de mercado.

A estratégia procura usar adequadamente os recursos organizacionais (humanos, físicos e financeiros) para maximizar as oportunidades e minimizar os problemas; a mesma deverá ser uma opção econômica e viável.

A finalidade das estratégias é fixar os caminhos e os programas de ação que devem ser seguidos para se atingir os objetivos e desafios estabelecidos.

Dispositivos que auxiliam uma melhor atuação de desenvolvimento das estratégias, segundo Kahn, são: técnico-econômicos; organizacionais; tecnológicos.

A estratégia é importante por ser uma ferramenta própria para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades. Tanto para empresas como para outras organizações que não visam lucros.

A partir da fixação dos objetivos e das qualificações do executivo, este poderá escolher um tipo de estratégia mais apropriado. Tais tipos são estratégias: de sobrevivência; de manutenção; de crescimento; de desenvolvimento.

  • Estratégias genéricas – Porter aponta as três categorias das estratégias: diferenciação, liderança do custo e foco.
  • Estratégias alternativas – tendo por base a análise ambiental e por alvo os objetivos, há a possibilidade de se elencar estratégias alternativas que preparem a organização diante da situação produto X mercado.

A formulação da estratégia é uma das etapas importantes do processo de elaboração do planejamento estratégico. Deve tomar por base a empresa, o ambiente e a integração entre a empresa e seu ambiente. Além disso, é imprescindível que o executivo conheça as forças da concorrência para poder usar a estratégia como instrumento de uma vantagem competitiva.

Escolha da estratégia - as aspirações pessoais e profissionais do executivo-chefe, bem como as suas aspirações relacionadas à empresa e às vidas dos envolvidos na e com a empresa também são consideradas na escolha da estratégia. (Steiner, 1969).

Implantação da estratégia - geralmente está voltada para um novo produto ou serviço, cliente ou tecnologia; isso exige modificações internas na empresa (na estrutura organizacional, no sistema de informações e nos recursos).
A etapa da avaliação da estratégia é outro ponto importante, pois se trata de verificar se a estratégia implementada está propiciando que os objetivos e desafios da empresa estejam sendo atingidos. Porém não se deve avaliar a estratégia tão somente depois de implementada; é preciso que ela seja avaliada para verificar a propriedade de sua adoção.

A avaliação é realizada por meio da análise da adequação da estratégia às dimensões externas e internas da empresa; à missão, aos propósitos, objetivos e desafios da organização; ao horizonte ou período de tempo para que os objetivos sejam alcançados.



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