Definição
do indicador - Em princípio, todas as atividades de um
processo podem ser medidas. Os produtos e serviços gerados por
um processo devem ser medidos por diversas razões. A principal
razão seria a verificação do atendimento das necessidades
dos clientes. O ponto básico para definir indicador de um processo
é perguntar aos clientes quais os seus requisitos para avaliação
dos produtos ou serviços que recebem. Pode-se também utilizar
os requisitos dos clientes para orientar na definição dos
indicadores que a solução do problema necessita.
Os indicadores devem
ser estabelecidos de forma que os executores e gerentes do processo disponham,
de forma sistemática, de informações durante sua
execução, principalmente quanto aos fatores críticos.
Para intervir na execução, visando-lhe o seu aprimoramento,
devem ser estabelecidos e medidos periodicamente, para identificar possíveis
desvios que lhe interferem no desempenho. São utilizados para medir
a eficácia e a eficiência do processo e, consequentemente,
sua efetividade. Tanto a eficácia como a eficiência geram
indicadores
de qualidade (ou de eficácia) e indicadores de produtividade
(ou de eficiência).
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