As decisões de caráter estratégico são voltadas para problemas externos e de longo prazo, mais especificamente relacionadas com a escolha de compostos de produtos e de mercados, todas elas voltadas para o atingimento de objetivos de longo prazo.

Os objetivos de longo prazo têm por finalidade traduzir em metas tangíveis informações obtidas com base em análises de cenários dos ambientes externos e internos. Normalmente, os objetivos de longo prazo possuem três elementos básicos:

Atributo - é a informação escolhida para medir o desempenho. No caso de empresa, pode ser traduzido como um índice ou indicador, tais como Retorno sobre o Patrimônio Líquido, ROI, RSA e EVA®, por exemplo.

Padrões - diz respeito à escala com que se mede o atributo. No caso da empresa, definir o Retorno sobre o PL como o atributo, a empresa também pode definir que seu monitoramento se dará de forma anual, por exemplo.

Meta - é o valor explícito dos atributos e dos padrões. A mesma empresa pode definir que o Retorno sobre o PL perseguido será de 20% ao ano, por exemplo.



Copyright © 2008 AIEC.