Para WELSCH (1996:41), controle é:

“ ... a ação necessária para verificar se os objetivos, planos, políticas e padrões estão sendo obedecidos. O controle pressupõe o estabelecimento e a comunicação dos objetivos, planos, políticas e padrões aos administradores responsáveis pela sua realização.”

A atividade do controle no planejamento serve para identificar se os objetivos e os planos delineados para alcançá-los estão sendo observados em todos os níveis hierárquicos da organização. Por sua vez, a realização do controle orçamentário possibilita quantificar a variação dos recursos estimados para determinado período, e principalmente identificar os motivos que levaram à sua ocorrência. A inexistência do controle orçamentário é uma evidência da falta de conhecimento da importância do orçamento como ferramenta de gestão.

Quando se fala em "orçamento", não raramente o termo é interpretado como sinônimo de previsão. Na verdade, se entendermos como previsão a extrapolação pura e simples para o futuro do desempenho de uma empresa no passado, podemos concordar ser a previsão um fator básico para a concepção do orçamento.

Em suma, procura-se adotar um processo racional de "planejamento", onde, além do comportamento no passado, são também considerados fatores novos ainda não experimentados pela empresa, mas que poderão influenciar de modo decisivo o desenrolar de suas atividades no futuro.

     


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