|
|
|
O orçamento é traduzido como a expressão monetária dos planos operacionais e de investimentos. Assim, os planos, além das informações já citadas, passam a apresentar valores monetários. O orçamento constitui-se num instrumento de planejamento e controle das atividades empresariais e tem como característica ser global, sincronizado e integrado, tendo em vista do principal objetivo da atividade das empresas que é a geração de riqueza a fim de garantir sua perpetuidade.
O orçamento traduz a escolha da melhor alternativa ou grupo de alternativas de ação que, pela mais eficiente administração dos escassos recursos disponíveis, concorrerá para a obtenção do maior lucro possível em situação que seja duradoura. Ou seja, a geração de riqueza. Define-se, então, o orçamento, como um conjunto global, sincronizado e integrado de programas de ação que quantificam, física e monetariamente, as alternativas planejadas (objetivos e meios) para maximizar os lucros empresariais num dado período, sem perder de vista os riscos assumidos, de tal sorte a também maximizar a riqueza dos acionistas. Para Stedry (1999) o orçamento pode ser definido como “a expressão quantitativa de um plano de ação e ajuda à coordenação e implementação de um plano.”. O orçamento coloca o planejamento em primeiro plano na mente dos administradores, possibilitando a estes identificarem oportunamente as estratégias necessárias para a produção e colocação de seus produtos e serviços no respectivo ambiente de demanda, com as exigências estabelecidas pelos consumidores. |
Copyright
© 2008 AIEC.
|