5 - Beyond Budgeting

O Beyond Budgeting é um termo em inglês que significa literalmente “Além do Orçamento” e refere-se a um novo processo de gerir a empresa por métodos menos tradicionais sem a utilização da ferramenta orçamento, visando a otimização dos processos de planejamento e gestão de desempenho. É um modelo ainda em discussão e em processo de aceitação pelas empresas já que muda toda sua cultura e estrutura.

O inicio da história do Beyond Budgeting deu-se com o caso do banco sueco Svenska Handelsbanken em 1972, quando a empresa começou a abandonar o orçamento tradicional devido ao descontentamento com os seus efeitos indesejáveis (HOPE e FRASER, 2003).

Em 1998, a Borealis Indústria Petroquímica, localizada em Copenhage na Dinamarca, também abandonou o orçamento substituindo essa ferramenta pelo Rolling Forecasting, o Balanced Scorecard e o Activity Based Cost (BJORN JORGENSEN – Harvard Business School 2002).

Em 1999, seguindo o exemplo da Borealis, a Rhodia, multinacional francesa também abandonou o orçamento (FREZATTI, 2006, p.100).

Em janeiro de 1998 foi fundado o BBRT – Beyond Budgeting Round Table na Inglaterra, por um grupo de empresas que estavam descontentes com a utilização de orçamentos como instrumento de gestão e, desse movimento de empresas, surgiu o que hoje é conhecido por Beyond Budgeting que, na tradução para o português significa “Além do Orçamento”. O propósito deste movimento foi o de formatar um modelo de gestão sem a utilização de orçamentos (Hope e Fraser 2006).

     


Copyright © 2008 AIEC.