Resumo

O orçamento e o planejamento orçamentário foram inseridos no contexto da administração empresarial em função das suas aplicações no processo de gestão, envolvido na integração de numerosas abordagens técnicas de administração tais como: previsão e sistemas de quotas de vendas, orçamento de capital, analise de fluxo de caixa e das relações custo-volume-lucro, orçamentos variáveis, custo padrão, planejamento e controle de produção e de estoques e dos recursos humanos, planejamento organizacional e controle de custos. A interação entre o planejamento e o orçamento é fundamental para a definição das diretrizes e políticas que mantêm a empresa no mercado. O planejamento se constitui em instrumento da administração, que determina as metas e objetivos a serem alcançados, e o orçamento representa a estimativa dos recursos financeiros necessários ao alcance das metas e objetivos.

A tradução do planejamento em número orçamentário é um grande desafio a ser vencido nas empresas. O processo não é simples e se agrava em empresas de maior porte onde variáveis d grande magnitude, como crises e políticas mundiais são uma constante.

Contudo, hão autores que apresentam vantagens e desvantagens do orçamento.

Existem várias formas de se estruturar e desenvolver orçamentos e, dessa forma, proceder o processo de avaliação e possibilitar o controle dos mesmos.

Surgiu o Beyond Budgeting que é um termo em inglês e significa “Além do Orçamento” e refere-se a um novo processo de gerir a empresa por métodos menos tradicionais sem a utilização da ferramenta orçamento, visando a otimização dos processos de planejamento e gestão de desempenho. O Beyond Budgeting consiste num processo de gestão flexível, sem a existência de um orçamento anual de resultados. Assim, é um modelo ainda em discussão e em processo de aceitação pelas empresas já que muda toda sua cultura e estrutura.



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