2 - Políticas Operacionais do BNDES

A política operacional do BNDES prevê, entre outras medidas, o acesso a financiamentos com níveis de participação mais elevada e taxas de juros mais reduzidas às micro, pequenas e médias empresas e aos chamados programas regionais, que têm por objetivo elevar os níveis de investimento nas áreas menos desenvolvidas do País.

Para micro, pequenas e médias empresas, as taxas de juros dos financiamentos variam de 1 % a 2,5% acima da TJLP. As grandes empresas vão pagar juros de 3% a 4,5% ao ano nas operações diretas.
Não há diferenciação de juros entre as empresas de capital nacional e de capital estrangeiro que atuam no País, mas há exigências de garantias reais da matriz no exterior para financiar a filial brasileira. Há diferenciação para as empresas públicas da administração direta, cujas taxas de juros foram fixadas em 2% ao ano.

A participação do financiamento do BNDES no total do investimento também é variável. No caso de investimentos em máquinas e equipamentos de projetos de micro, pequenas e médias empresas nacionais, a participação do banco estatal poderá atingir até 90%, sendo o nível idêntico ao das empresas públicas diretas. Para as grandes empresas de capital nacional e estrangeiro de qualquer porte, a participação do crédito do banco será de até 80% do valor do projeto.



Copyright © 2019 UPIS.