| Já a Pesquisa de Emprego e Desemprego – PED é realizada pela Fundação SEADE, com um universo mensal de pesquisa de 3.000 domicílios, localizados nos 38 municípios pertencentes a Grande São Paulo. As pessoas são consideradas desempregadas quando não conseguem obter ocupação. O desemprego é classificado em três tipos, de acordo com suas causas:
É resultante das modificações ocorridas nos empregos gerados pelo mercado de trabalho e pela incapacidade da mão-de-obra atual em absorver tais empregos. Característico dos países subdesenvolvidos, ligado às particularidades intrínsecas de sua economia.
É resultante do caráter cíclico da economia. Ao longo do tempo, existem períodos em que a atividade econômica cresce com maior intensidade. A sazonalidade na indústria faz com que nos meses de agosto a novembro, a indústria aumenta sua produção voltando-se para as encomendas do Natal. Por outro lado, após o Natal, a produção cai. Dessa forma, o desemprego é associado ao ciclo da economia. Característico em períodos de depressão, quando da retração dos créditos, desestimulando investimentos e o poder de compra dos assalariados. |
Copyright
© 2012 AIEC.
|