|
A partir de 1999, com a alteração do modelo cambial para câmbio flutuante, foi instituído o sistema de metas de inflação. Desde então, o Copom passou a adotar uma política monetária que visasse o controle e manutenção da taxa de inflação, dentro dos limites estabelecidos pelo CMN.
O sistema de metas de inflação representa a adoção pela autoridade monetária, de uma meta explícita para a inflação no país, com limites máximo e mínimo para oscilação desta meta, para um período que geralmente é de um ano.
O índice escolhido para referência da meta de inflação é o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do IBGE. Suas sistemáticas são estabelecidas por decreto presidencial e servem como diretriz para a política monetária, além de calibrar a liquidez da economia de forma a assegurar o crescimento econômico sustentado. Ou seja, o Banco Central tem a obrigação de usar todos os meios necessários de política monetária para a obtenção destas metas. Dessa forma o BACEN indica que utilizará todos os instrumentos de política monetária necessários e disponíveis para alcançar a meta definida. Além do Brasil, outros países utilizam o sistema de metas de inflação, como a Nova Zelândia, Canadá, Reino Unido, Suécia, Finlândia, Austrália e Espanha. Leia Economia
na real |
Copyright
© 2012 AIEC.
|