3 - Política Monetária

A Política Monetária representa a atuação das autoridades monetárias, por meio de instrumentos de efeito direto ou induzido, com o propósito de se controlar a liquidez global do sistema econômico.

Sem sombra de dúvidas a política monetária é a política econômica que mais afeta o cotidiano dos cidadãos e das empresas do país, bem como as decisões de investimento, a taxa de desemprego, o nível de inflação, a decisão entre consumir e poupar, dentre muitas outras decisões importantes.

O principal objetivo da política monetária é promover o crescimento econômico preservando fundamentos essenciais como taxa de desemprego e inflação.

A política monetária pode ser definida como o controle da oferta da moeda e das taxas de juros de curto prazo que garanta a liquidez ideal de cada momento econômico.

O Bacen enfatiza sua atuação sobre os meios de pagamento, títulos públicos e taxas de juros, modificando o custo e o nível de oferta do crédito. Portanto, a política monetária é geralmente executada pelo Banco Central de cada país, o qual possui poderes e competência próprios para controlar a quantidade de moeda na economia.



Copyright © 2012 AIEC.