a) Criação de moeda

Realmente não é só a emissão de moeda pelo BC que determina a oferta de moeda. Os bancos comerciais e múltiplos também possuem a capacidade de criação (e destruição) de moeda. Esta é uma das mais importantes características dos bancos comerciais e múltiplos que integram o sistema financeiro nacional e que os diferencia das demais instituições.

A criação de moeda não pode ser confundida com a emissão de moeda feita pelo Bacen. A característica de criação de moeda ocorre quando os bancos, ao receberem depósitos de seus clientes, repassam-no a agentes deficitários sob forma de empréstimos, dado que a probabilidade de saque geral e total por parte dos clientes é baixa. Estes recursos acabam por girar e em muitos casos retornam às instituições sob forma de novos depósitos.

Para entender melhor este mecanismo vamos considerar um exemplo simples. Suponha que o Bacen emita 10.000 unidades monetárias e as coloque em circulação. Este recurso, ao entrar no sistema financeiro, normalmente alocados em instrumentos de depósito por parte dos agentes, possui um efeito multiplicador que ocorre em função dos bancos conhecerem, mediante análises das séries históricas das movimentações dos correntistas, que os recursos permanecem em conta corrente por determinados períodos de tempo. Dessa forma, os bancos podem emprestar estes recursos que ficam em caixa e girá-los o máximo possível (alavancagem). Observe o gráfico a seguir.



Copyright © 2012 AIEC.