e) Operações de Mercado aberto – Open market

As operações de open market ou mercado aberto consistem na mais utilizada operação de política monetária executada pelo Bacen. Isto ocorre por se tratar de um mecanismo muito mais ágil que o depósito compulsório e a linha de redesconto, não necessitando de trâmites burocráticos, bem como por sua eficácia no controle da liquidez e das taxas de juros de curto prazo na economia.

É por intermédio do mercado aberto que o Bacen realiza ajustes diários e pontuais na liquidez dos meios de pagamento.

Lembre-se de que os bancos comerciais possuem dinheiro sobrando cuja função é a de atender as demandas por empréstimos. Lembre-se, também de que, se um banco comercial realiza um empréstimo, este se transforma em um novo depósito, que vira empréstimo (efeito multiplicador). Em outras palavras, os bancos comerciais possuem a habilidade de criar moeda, aumentando sua oferta de moeda.

Por meio de operações de mercado aberto, o Bacen compra e vende títulos do governo (Letras do Tesouro Nacional – LTN e Letras Financeiras do Tesouro – LFT). Dessa forma, o Bacen pode realizar transações com bancos comerciais para alertar a quantia total de dinheiro que estes bancos têm à sua disposição para emprestar.


Sinteticamente o open market nada mais é que uma operação de compra e
venda de títulos do Tesouro Nacional realizada pelo Bacen.

A operação de compra e venda destes títulos é realizada em leilões formais com datas e características dos títulos previamente anunciados ou em leilões informais conhecidos como go around, que podem ocorrer em qualquer momento que o Banco Central considerar necessário.



Copyright © 2012 AIEC.