5 - Política Cambial

Cada país possui sua própria moeda. Quando um agente econômico de uma nação necessita relacionar-se com outro agente de um país diferente, torna-se necessário estabelecer o valor de sua moeda em relação à moeda do outro país. Esta relação denomina-se taxa de câmbio.

A política Cambial refere-se à administração da taxa de câmbio do país e é composta pelo conjunto de medidas e ações do governo federal que influem no comportamento do mercado de câmbio e da taxa de câmbio. Sua execução deve ser integrada e interligada com as políticas monetária e fiscal já que persegue os mesmos objetivos que é viabilizar as necessidades de expansão da economia e promover seu desenvolvimento econômico.

Exemplo da integração das políticas:

A relação da política cambial com a política monetária é ainda mais direta quando ocorre, por exemplo, entrada muito significativa de moeda estrangeira no país. Esses recursos são convertidos no mercado para moeda local (no caso do Brasil, o Real), aumentando a base monetária e forçando o Banco Central a agir no mercado, utilizando os instrumentos de política monetária para restabelecer os níveis de liquidez e taxa de juros de equilíbrio.



Copyright © 2012 AIEC.