Dívida Externa Pública

A dívida externa pública é composta pela captação obtida pelos governos no exterior junto a terceiros como bancos, organizações e outros governos. Elas podem ser contraídas em qualquer país e, por consequência, em qualquer moeda. Como já mencionado, tem a finalidade de financiar os investimentos necessários do país como infraestrutura, por exemplo.

Antigamente o país, mediante seus governantes e dirigentes, visitava outros paises e instituições internacionais para solicitar os empréstimos e financiamentos necessários para fazer frente às obras. Contudo, com a globalização, o amadurecimento dos mercados de capitais mundiais e principalmente a estabilização da economia do Brasil, o processo de captação ocorre por intermédio da emissão de títulos soberanos.

O mais conhecido destes títulos da dívida externa brasileira é o bond, utilizado na troca de dívidas bancárias antigas do governo. O bond é um título de renda fixa, assim como os títulos utilizados pelo Tesouro Nacional para financiar a dívida interna, que, neste caso, representa uma obrigação do governo brasileiro a credores e investidores internacionais que acreditam na capacidade do país de honrar seus compromissos.


Copyright © 2012 AIEC.