Resumo


A dívida interna, refere-se àquela firmada pelos governos federal, estadual e municipal junto ao mercado interno, através de emissões primárias de títulos.

Toda vez que o Tesouro Nacional emite títulos para executar a política fiscal e/ou monetária visa, antecipar receitas orçamentárias ou, o que é mais comum, financiar déficits fiscais. Essas emissões de papéis, que são lançadas no mercado primário, aumentam a dívida interna do Governo.

Um componente importante da dívida interna é o da marcação a mercado que é um procedimento de precificação para estabelecer o valor diário para cada um de seus títulos, com o intuito de saber quanto vale sua carteira, caso fosse vendê-la ao mercado.

Já a dívida externa é composta pelos empréstimos contraídos fora do país, tanto pelo governo como pelo setor privado e classifica-se em pública e privada.

Atrelado aos conceitos de dívida está o de risco. O Risco País, também conhecido como risco soberano ou Risco Brasil, é um indicador que mostra o grau de instabilidade econômica enfrentado por um país.



Copyright © 2012 AIEC.