3 - Análise Técnica (Grafista ou Gráfica)

É a metodologia de determinação do preço justo de uma ação que se fundamenta na projeção do comportamento dos preços observado em bolsa ao longo do tempo, representado por gráficos.

Estes traduzem o comportamento do mercado e avaliam a participação das massas de investidores que influenciam a formação de preços.

Nesse tipo de análise não importam os motivos que levam à mudança de preços de uma ação e sim a mudança de comportamento do investidor.

Inicialmente fundamentada na Teoria de Charles Dow (o que aconteceu hoje poderá ocorrer amanhã), a análise grafista evoluiu para um conjunto de sofisticados estudos de gráficos de preços e volumes, que medem as forças de oferta e de procura de determinada ação, indicando se o investidor deve comprar, vender, não comprar ou não vender.

Nessa análise são utilizadas informações do histórico de preços e volume, não se levando em conta atualizações, revisões e motivações para alta ou queda de preços da ação. O importante é detectar o começo do movimento de preços e atuar de acordo com a indicação oferecida pela análise dos gráficos.

Distinção entre as Análises Fundamentalista e Grafista - As projeções na análise fundamentalista são efetuadas considerando os aspectos de balanço, negócio e projetos da empresa analisada, enquanto que na análise grafista baseiam-se no estudo do comportamento (variação) do preço das ações no mercado bursátil (da bolsa).


Copyright © 2012 AIEC.