Resumo

Embora possa parecer novidade a inclusão do componente período de capitalização na taxa, este item permeia todas as questões resolvidas nesta disciplina, mesmo que de forma implícita.

O período de capitalização é muito importante para identificarmos o tipo de taxa que estamos tratando e quais os procedimentos que deverão ser adotados para incluí-la nas fórmulas de cálculo.

Uma característica importante das taxas nominais é que elas são formadas pelo conceito de “juros simples”.

  • Taxa Nominal – é dita nominal quando o seu prazo for diferente do período de capitalização. Dada esta característica, as taxas nominais não representam o ganho ou custo efetivo da operação, não podendo, portanto, serem empregadas diretamente nas fórmulas de cálculo.

 

  • Taxa efetiva – é dita efetiva quando o seu prazo for igual ao período de capitalização. Dada esta característica, as taxas efetivas representam o ganho ou custo efetivo da operação, podendo, portanto, serem empregadas diretamente nas fórmulas de cálculo.

  • Taxas Unificadas – Aplica-se esse conceito quando a taxa final de uma operação compõe-se de duas ou mais taxas.

 

  • Taxa de Juros Real – A taxa de juros real é aquela obtida por um investimento descontado os efeitos inflacionários.

Pode-se definir capitalização como o processo que visa acrescentar juros a um determinado capital, levando-o a uma data futura. Do outro lado, a descapitalização é o processo inverso ao da capitalização, e consiste em mover um determinado valor que ocorrerá em uma data futura, para uma data anterior à sua ocorrência.

O preço de um papel, decorrido qualquer prazo, pode ser obtido pela curva de taxa ou pela curva de mercado. Quando obtido pela curva da taxa (valor nominal atualizado) chamamos este preço de PU contábil ou “ao par” e quando é obtido pela curva de mercado, PU de mercado.

As formas de remuneração mais usuais no mercado são as prefixada – quando um papel tem sua taxa de juros completamente definida – e pós-fixada –quando um papel tem sua remuneração atrelada a uma taxa de juros (Cupom) e um indexador.

Cupom de Juros são os juros pagos pelos bônus (títulos) a taxas fixas (percentual do principal) ou variáveis, calculados de acordo com os referenciais estabelecidos. Os Zero Cupom Bond são assim denominados os bonds (bônus) com um único pagamento ao final do prazo, principal mais os juros.
Duration ou Prazo Médio é a medida de mensuração do prazo de um investimento de forma que torne indiferente ao investidor resgatá-lo em um único pagamento ou mantê-lo de acordo com o fluxo de parcelas de rendimentos intermediários.

A definição da duração efetiva (duration) de um fluxo de caixa reflete mais adequadamente o prazo (maturity) do que simplesmente a medição do intervalo de tempo entre a emissão do título e o momento de seu resgate final.

A Análise Fundamentalista é a metodologia de determinação do preço justo de uma ação, fundamentada na expectativa de resultados da empresa (projeção de resultados, a partir dos resultados anteriores), diferentemente da cotação da bolsa, que é o preço de mercado.

O Fluxo de Caixa Descontado refere-se ao valor da empresa baseado nas posições dos seus rendimentos líquidos, para um período determinado, e descontando-os à taxa de atratividade mínima para o empreendimento (taxa de desconto).

A Análise Técnica (Grafista ou Gráfica) é a metodologia de determinação do preço justo de uma ação que se fundamenta na projeção do comportamento dos preços observado em bolsa ao longo do tempo, representado por gráficos.



Copyright © 2012 AIEC.