Tipos de Investidor

As pessoas, em geral, estão dispostas a negar tudo aquilo que não compreendem. Em função disso, pode-se destacar os diferentes tipos de investidor descritos por Halpern:

a) conservadores;
b) poupadores passivos;
c) crédulos;
d) jogadores;
e) arrojados ou arriscados.

a) Os conservadores têm que demonstrar que são avessos ao risco ou que desejam rendimento certo. Exemplo.

b) Os poupadores passivos menosprezam as características dos ativos financeiros como segurança, liquidez, rendimento e manutenção do poder de compra de seus investimentos. O poupador passivo deve demonstrar que é indiferente às escolhas de ativos que têm segurança, liquidez, rendimento e manutenção do poder de compra. Para ele, tanto faz aplicar em poupança quanto em título público, como aplicar em fundo de investimento, por exemplo.

c) Os crédulos crêem em quase tudo que prometa alguma ferramenta mágica e infalível para enriquecimento rápido. Os crédulos acreditam em quaisquer promessas que os levem ao enriquecimento rápido. Mostra que ele tem fé ou crença no que os outros lhe sugerem como investimento que o levará a um possível enriquecimento rápido. Exemplo.

d) Os jogadores são aqueles investidores irracionais que adoram a sensação de desafio, do risco puro e aleatório em busca de adrenalina, aventura e sensação de poder.

e) Os arrojados ou arriscados são propensos ao risco, ou seja, aqueles que desejam rendimento incerto, mas com chances de ser elevado. Exemplo.



Copyright © 2019 UPIS.