6 - Modelo de Precificação de Ativos ou CAPM (Capital Asset Pricing Model)

O beta de um título é a medida apropriada de risco numa carteira ampla e diversificada. Como muitos investidores possuem carteiras diversificadas, o retorno esperado de um título deve estar diretamente associado a seu beta.

Os economistas John Lintner e William F. Sharpe propuseram o modelo de precificação de ativos, conhecido também como CAPM (Capital Asset Pricing Model).

O modelo de precificação de ativos ou CAPM mostrou a relação entre risco-retorno de uma carteira, ou seja:


R” = RF + βx (R”M – RF)

Isto quer dizer que o retorno esperado de um título é igual à soma da taxa livre de risco com o beta do título e multiplicado pela diferença entre o retorno esperado do mercado e a taxa livre de risco.


O modelo de precificação de ativos diz que o retorno esperado de um título está linearmente relacionado a seu beta, e o retorno esperado de um título está positivamente relacionado a seu beta.

Se o beta for igual a zero, o retorno esperado do título é igual à taxa livre de risco. E, se o beta for igual a 1, o retorno esperado do título é igual ao retorno esperado do mercado. Isso faz sentido, pois o beta da carteira de mercado é igual a 1. E quando o beta é igual a 1 a sua reta é, freqüentemente, chamada de linha de mercado de títulos (SML- security market line).

O CAPM relaciona um ativo com a carteira a que pertence através da linha de mercado de títulos, conforme a figura a seguir.



Copyright © 2019 UPIS.