• Eficiência do Mercado Financeiro

Segundo estudiosos, o mercado de capitais deve ser eficiente em três níveis, em todos os mercados financeiros globalizados:

• nível informacional - o mercado é eficiente quando as informações geradas no ambiente econômico são instantaneamente refletidas sobre os preços. Quanto maior a velocidade em que ocorre essa adequação, maior é a eficiência do mercado.

• no nível alocacional - a eficiência do mercado está na habilidade da intermediação financeira em desenvolver títulos que permitam uma melhor alocação de poupança a investimentos na economia. O equilíbrio entre os investidores e os captadores não permite que uma das partes possa impor preços à outra, o que caracteriza a eficiência do mercado.

• o nível operacional - Eficiência operacional do mercado caracteriza-se pela forma de as instituições financeiras prestarem consultoria aos seus clientes em relação à operação e à circulação dos títulos no mercado. Os custos envolvidos nessas atividades é que irão inibir ou mesmo inviabilizar uma transação, tais como comissões, corretagens, e impostos.

Em síntese, um mercado eficiente existirá somente quando:

a) houver livre acesso a informações por todos os agentes de mercado em iguais condições e sem qualquer custo;
b) o regime de mercado for o mais concorrencial possível, no qual nenhum agente de mercado seja possível de afetar os preços vigentes;
c) inexistirem custos de transação, tais como comissões, corretagens e impostos.



Copyright © 2019 UPIS.