1 - Aleatoriedade dos parâmetros ou modelos estocásticos

A Matemática Financeira tem como principal objetivo o estudo do valor do dinheiro no tempo. Assim, a taxa de juros é o elo entre o futuro e o presente, independente de existir ou não a inflação. É isso que se chama a preferência intertemporal.

A Matemática Financeira possui vários detalhes quanto à forma de estudo do valor do dinheiro no tempo. Alguns conceitos são fundamentais para melhor compreendermos o objetivo da matemática financeira.

1. Risco - Quando estamos concedendo crédito, na verdade estamos analisando o risco contido nas operações de crédito. Os conceitos da Matemática Financeira serão importantes para medir o risco envolvido em várias operações de créditos. Isso vale também para as aplicações financeiras em ativos financeiros que incorporam ganhos e perdas, isto é, um risco, pois pode-se ter sucesso ou insucesso com relação ao ganho ou perda, respectivamente.

2. Prejuízo ou despesa - Em qualquer operação financeira, normalmente, ocorre o pagamento de juros, taxas, impostos etc., caracterizando-se, para alguns, como prejuízos e para outros, como pagamentos de despesas financeiras. A matemática financeira irá mostrar quanto se pagou de despesas ou medir o tamanho do prejuízo em uma operação financeira.

3. Lucro ou receita - Da mesma forma que alguém ou uma instituição paga juros e caracteriza-o como prejuízo ou despesa, quem recebe pode classificar estes juros como lucro ou receita ou simplesmente como a remuneração do capital emprestado. A matemática financeira nos ajuda a calcular este juro ou receita, bem como a remuneração do capital emprestado.



Copyright © 2019 UPIS.