4 - Valor sob Risco ou Value at RiskVaR.


O VaR, como método para o cálculo e o controle dos riscos de mercado, tem sua origem nos desastres financeiros dos anos 90, tais como Barings, Metallgesellschaft, entre outros.


O VaR é um método de mensuração de risco que utiliza técnicas estatísticas, comumente usadas em outras áreas técnicas.

O VaR mede a pior perda esperada ao longo de determinado intervalo de tempo, sob condições normais de mercado e dentro de determinado nível de confiança. Por exemplo.

O VaR pode ser usado para informar ao poder decisor, de maneira prática e simples, sobre os riscos incorridos em transações e operações de investimento, assim como aos acionistas sobre os riscos financeiros da empresa.

A vantagem do VaR é a criação de denominador comum que permite comparar atividades arriscadas em diversos mercados.
O VaR permite o ajuste dos retornos ao risco, exigindo capital baseado no risco para guiar a instituição no sentido de um melhor perfil de risco/retorno.

A metodologia VaR pode também auxiliar gestores de carteiras na tomada de decisão, oferecendo visão abrangente do impacto de uma operação no risco da carteira.

Uma análise de VaR pode induzir os agentes reguladores e supervisores do sistema bancário dos países a considerarem o hedge de passivos em moedas estrangeiras, por exemplo, a alongarem a estrutura de suas dívidas e a tomarem outras medidas para reduzir os níveis de risco.

A simples marcação a mercado (mark-to-market ou MtM) pode destacar problemas potenciais, mas o VaR vai além, pois questiona o que poderia acontecer na hipótese de os valores de mercado sofrerem alterações.



Copyright © 2006 AIEC.