O processo de tomada de decisão relacionada a uma empresa tem início a partir da análise das suas demonstrações financeiras. Por meio dela podem ser avaliados os efeitos de certos eventos sobre a situação financeira de uma empresa. Suponha a questão: como o aumento de vendas afetou a situação financeira da empresa? Estará ela em posição mais sólida após a obtenção de financiamento para a automação da produção?

Os eventos econômicos podem manifestar-se das mais variadas formas, desde a paralisação de uma fábrica até o aparecimento de um novo concorrente. O diagnóstico de uma empresa quase sempre começa com uma rigorosa Análise de Balanços, cuja finalidade é determinar quais são os pontos críticos e permitir, de imediato, apresentar um esboço das prioridades para a solução de seus problemas.

A política financeira de uma empresa tem reflexo nas demonstrações financeiras e por meio da sua análise podem ser conhecidos os seus objetivos. O conhecimento de tal informação é de especial relevância quando se trata de demonstrações financeiras de concorrentes, pois sua análise permite, por exemplo, descobrir que a política do concorrente é crescer o mais rápido possível para ganhar mercado, ainda que recorrendo a utilização de capitais de terceiros e com o sacrifício da rentabilidade.



Copyright © 2010 AIEC.