Dos acionistas – Quando o acionista integraliza Capital ocorre um aumento no Patrimônio Líquido (Capital Social) e um aumento no Ativo. É claro que o aumento de Capital Social pode ocorrer por reversão de reserva de lucro. Esta visualização será possível através da Demonstração de Mutação do Patrimônio Líquido. Para fins deste estudo consideraremos que o aumento de capital social será por integralização de Capital.


De terceiros
– A empresa pode buscar recursos com terceiros através, por exemplo, de aquisição de novos empréstimos. Esta operação provocará um aumento no passivo exigível, tendo como contrapartida um aumento no ativo.

Pode, também, vender seus ativos não circulantes, o que provocará um aumento de ativos (pela entrada do recurso ou do direito a receber).

Verifica-se, então, que as origens de terceiros pode ocorrer pelo aumento do passivo não circulante ou pela diminuição do ativo não circulante.


Aplicações – As empresas podem aplicar seus recursos no pagamento das dívidas, o que provocará uma redução do passivo não circulante, ou na compra de ativos, o que provocará um aumento do ativo não circulante. Exemplo:


Copyright © 2010 AIEC..