Resumo

Um derivativo é um ativo ou instrumento financeiro, cujo preço deriva de um ativo ou instrumento financeiro de referência.

O mercado de derivativos é dividido em: mercado de futuros; mercado a termo; mercado de opções; mercado swaps e mercado de derivativos específicos.

Os mercados de futuros têm como objetivo básico a proteção dos agentes econômicos contra as oscilações dos preços de seus produtos e de seus investimentos em ativos financeiros. No Brasil, o mercado de futuros é realizado por meio da Bolsa de Mercadorias e Futuros – BM&F.

O hedger é o agente que assume uma posição no mercado de futuros contrária à sua posição assumida no mercado à vista.

O especulador assume a posição contrária à do hedger, dando liquidez ao mercado, assumindo os riscos e, evidentemente, procurando realizar seus ganhos.

O arbitrador tentará obter um ganho fixo e sem risco proporcionado pelas diferenças de preços existentes – a arbitragem.

O objetivo maior da BM&F é organizar, operacionalizar e desenvolver um mercado de derivativos livre e transparente. Um mercado que proporcione aos agentes econômicos oportunidades para a realização de operações de hedge contra as flutuações de preço das mais variadas commodities – produtos agropecuários, taxas de juro, taxas de câmbio, metais, índices de ações e de conjuntura.

O mercado de futuros, sendo um mercado de expectativas, serve como um indutor de decisões no presente.

Futuro de Taxa Média de Depósitos interfinanceiros – DI de Um Dia é o principal ativo do mercado futuro da BM&F em termos de volume movimentado e importância econômica.

Futuro de Cupom Cambial: Dólar x DI - DDI (BM&F) é um ativo cujo objeto de negociação é o diferencial entre a taxa de juro efetiva de DI e a variação cambial.

Futuro do Ibovespa (BM&F) é um ativo cujo objeto de negociação é o Ibovespa cotado em pontos do índice, sendo cada ponto equivalente ao valor em reais estabelecidos pela BM&F.

Futuro do Índice Brasil 50 – IBrX-50 (BM&F) é um ativo cujo objeto de negociação é o Índice Brasil 50, cotado em pontos do índice sendo cada ponto equivalente ao valor em reais estabelecido pela BM&F.

Futuro de Ouro (BM&F) é um ativo cujo objeto de negociação é o lingote-padrão de 250 gramas de ouro fino cotado em reais por grama, com até três casas decimais.

Futuro de C-Bond (BM&F) é um ativo cujo objeto de negociação é o título da dívida externa brasileira denominada C-Bond.



Copyright © 2006 AIEC.