Destaca-se, ainda a definição de governança pelo IBGC:


Governança Corporativa
é o sistema que assegura, aos sócios-proprietários, o governo estratégico da empresa e a efetiva monitoração da Diretoria Executiva.

Governança Corporativa é o sistema que assegura, aos sócios-proprietários, o governo estratégico da empresa e a efetiva monitoração da Diretoria Executiva.

A relação entre propriedade e gestão se dá pelo Conselho de Administração, a Auditoria Independente e o Conselho Fiscal, instrumentos fundamentais para o exercício do controle.
A boa Governança assegura aos sócios: equidade, transparência, responsabilidade pelos resultados (accountability) e obediência às leis do país (compliance). No passado recente, nas empresas privadas e familiares, os acionistas eram gestores, confundindo em sua pessoa propriedade e gestão. “Com a profissionalização, a privatização, a globalização e o afastamento das famílias, a Governança Corporativa colocou o Conselho entre a Propriedade e a Gestão.”

Para um aprofundamento do tema, estudaremos os princípios da governança corporativa, diretrizes que regerão o relacionamento entre os acionistas e os diversos órgãos sociais, instituindo a democracia societária.



Copyright © 2006 AIEC.