2 - Princípios da Governança Corporativa Transparência – (Disclosure) - A governança corporativa tem como princípio a divulgação oportuna e precisa de todos os fatos relevantes referentes à empresa, inclusive posição financeira, desempenho, participação acionária e administração. Um sistema de divulgação é crucial para satisfazer as exigências do mercado, relativas à fiscalização das empresas, e para os acionistas ao possibilitar o exercício efetivo de seus direitos de voto.
A necessidade de divulgação não acarreta maiores dificuldades administrativas ou custos absurdos para as empresas. O importante é que se perceba o quanto informações imprecisas e insuficientes podem atrapalhar o funcionamento do mercado, aumentando o custo do capital social e gerando uma distribuição equivocada de recursos. Não se espera que as empresas divulguem informações que ponham em risco sua posição competitiva, a menos que a divulgação seja de um fato relevante, ou seja, de fato que possa fundamentar a decisão de investir ou não do investidor. Devem ser divulgados os fatos relevantes a respeito das seguintes questões:
As
informações devem ser preparadas, auditadas e divulgadas
segundo os mais altos padrões contábeis, bem como
deve ser realizada uma auditoria externa anual, a fim de proporcionar
uma garantia externa e objetiva sobre a maneira pelas quais os
demonstrativos foram preparados e apresentados.
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