Taxa Mínima de Atratividade (TMA)


Entende-se por Taxa Mínima de Atratividade (TMA) a taxa mínima a ser alcançada por um determinado projeto, caso contrário o projeto deve ser rejeitado.

Esta taxa também é utilizada para descontar os fluxos de caixa futuros a valor presente, uma das técnicas de análise a ser estudada, e parâmetro de comparação entre a taxa interna de retorno gerada pelo projeto.

Uma das maiores dificuldades no processo de análise de um projeto de investimento, seja para os empresários seja para os bancos, é a definição da taxa mínima de atratividade. Qual a taxa mínima que os sócios/acionistas devem exigir para seus recursos? A que riscos seu negócio está exposto?

Para muitos empreendedores individuais, ou micros e pequenos empresários, o rendimento das cadernetas de poupança serve como parâmetro mínimo. Para outras empresas a taxa dos títulos pagos pelo governo é um parâmetro suficiente.

Contudo para empresas de grande porte, como os bancos ou grandes corporações nacionais, a determinação da TMA é mais complexa. Nestes casos, deve-se levar em consideração não apenas as taxas de remuneração do capital, como CDBs ou custo médio da captação mas também as taxas para remunerar o risco envolvido, conforme estudado no CAPM.



Copyright © 2006 AIEC.