Utilizando a HP 12 C - Pode-se também utilizar a calculadora para proceder ao cálculo do valor presente conforme passos a seguir:

Passos

1º passo: Zerar a máquina - Teclar f REG g END

2º passo: Inserir valor futuro - Teclar 114000 e FV

3º passo: Inserir taxa - Teclar 12 e i

4º passo: Inserir período - Teclar 1 e n

5º passo: Achar o Valor Presente - Teclar PV

Observe que a HP mostrará um valor negativo de -101.785,71. Lembre-se que a calculadora HP12 C, como a maioria das calculadoras financeiras, trabalha com a lógica de inversões de valores. Portanto, como inserimos um valor positivo no valor futuro (entrada) a máquina automaticamente deduz que valor presente (saída) foi negativo.
Vamos tomar mais um exemplo para solidificar o conceito.


Um exemplo para solidificar o conceito – O Banco Bloodsuckers Inc. é uma corporação dedicada à compra de carteira de ativos. Seu gestor está estudando uma oferta para comprar ativos de uma empresa de software por $ 400.000. O Banco poderia aplicar este recurso a uma taxa de 15%a.a. sem incorrer em risco algum, contudo acredita que este ativo valerá no próximo ano $ 480.000.

Evidentemente, trata-se apenas de uma expectativa do Banco. O Ativo pode até valer mais como também pode sofrer uma depreciação e valer bem menos. Mas deixando o fator risco de lado, será que o negócio é interessante economicamente?

Trazendo os $ 480.000 a valor presente utilizando a taxa mínima que o banco conseguiria no mercado (Taxa Mínima de Atratividade) achamos o seguinte resultado:

VP = = = 417.391

HP 12 C

1º passo: Zerar a máquina - Teclar f REG g END
2º passo: Inserir valor futuro - Teclar 480000 e FV
3º passo: Inserir taxa - Teclar 15 i
4º passo: Inserir período - Teclar 1 e n
5º passo: Achar o Valor Presente - Teclar PV



Copyright© 2006 AIEC.