Múltiplas Inversões: Em algumas situações particulares, os projetos podem apresentar mais de uma inversão de sinais entre os fluxos de caixa positivos e negativos. São situações não convencionais, as quais não costumam ocorrer com freqüência.

A ocorrência desta situação provoca situações inusitadas, tais como:

• Pode apresentar, simultaneamente, uma ou mais TIR, tanto positivas quanto negativas.
• Pode apresentar uma única TIR, igual a um projeto convencional.
• Pode inexistir solução.
Exemplo:

Dessa forma, a alternativa de investimento apresenta duas taxas internas de retorno: uma positiva e outra negativa, explicadas pelas inversões múltiplas de sinais dos fluxos de caixa, cujos resultados são visivelmente conflitantes em termos de decisão.

Podem ser encontradas as duas raízes ou, mais precisamente, Taxas Internas de Retorno, também por meio da HP 12C, conforme procedimento abaixo:


Passos
1º passo: Zerar a máquina - Teclar f REG
g END
2º passo: Inserir fluxos - Teclar 10 CHS
g Cfo
- Teclar 24
g Cfj
- Teclar 10 CHS
g Cfj
3º passo: Achar a TIR - Teclar f IRR


Neste exemplo, a HP 12C traz o valor de 86,33 no visor. Mas isso nem sempre é a regra. Na maioria das vezes, a mensagem que aparece no visor é de Error 3.

Esta mensagem significa que o cálculo da TIR é complexa, e pode haver múltiplas soluções. Para continuar o cálculo, é necessário estimar uma taxa qualquer e apertar as seguintes teclas sequencialmente: RCL g R/S


Passos
4º passo: Estimar uma taxa (0%) - Teclar 0 RCL g R/S
Resposta - -46,33 .
5º passo: Nova Estimativa (30%) - Teclar 30 RCL g R/S
Resposta - 86,33.


Como ficou demonstrado, com base em estimativas de taxas, a HP 12C conseguiu encontrar duas soluções possíveis: -46,33% e 86,33%. Esse cálculo é possível em função de a calculadora trabalhar com base nas estimativas.

Estimou-se, inicialmente, a taxa de 0%, e a calculadora encontrou a solução -46,33, que era a mais próxima. Já a estimativa de 30% encontrou a segunda solução, de 86,33. Dessa forma, a calculadora HP 12C trouxe as mesmas taxas encontradas ao se utilizar a equação de 2º grau e calculando-se manualmente.


Tenha em mente!

A solução para os casos em que ocorram inversões múltiplas é a NÃO utilização do método TIR na avaliação de projetos de investimentos não convencionais.



Copyright © 2006 AIEC.