2 - Tipos de Investimentos

Os aspectos que envolvem os tipos de investimentos dizem respeito às diferentes situações com que se pode defrontar uma empresa no momento de tomar suas decisões.

Essas situações podem ocorrer sempre que se apresentar à empresa uma quantidade de propostas maior do que aquela que ela estiver disposta, ou em condições físicas ou orçamentárias para aceitar.

Os principais tipos de investimentos, com os quais podem defrontar-se uma empresa, são classificados da seguinte forma:

  • Projetos economicamente independentes
  • Projetos economicamente dependentes
  • Projetos mutuamente excludentes
  • Investimentos com restrição orçamentária

Projetos economicamente independentes – Para efeitos didáticos e com a finalidade de sedimentar as metodologias até aqui estudadas, foram abordados até então apenas projetos com fluxos de caixa simples e problemas envolvendo comparação entre projetos com horizontes semelhantes ou problemas envolvendo a análise e escolha de apenas um projeto, também chamado projeto independente.

Um ou mais projetos são considerados independentes quando a aceitação ou rejeição de um deles não implicar a desconsideração dos demais e, ao mesmo tempo, não ocorrerem interferências nas receitas e nos custos das várias propostas em estudo. A aceitação ou rejeição não depende de outros projetos, mas única e exclusivamente da análise de seus indicadores e características por parte dos gestores.

Portanto, a independência dos projetos obedece a duas condições:

a) a possibilidade física de implementação de um projeto não anula a aceitação de outros;

b) os benefícios ou prejuízos produzidos por um projeto não influenciam as decisões de aceitar ou rejeitar outros projetos e também não são influenciados por outros projetos. Exemplo.



Copyright © 2006 AIEC.