| 4ª
etapa – Resolução dos problemas
a) A partir do cálculo dos indicadores pode-se responder as questões quanto ao custo máximo admitido e o ponto de equilíbrio do projeto. O custo máximo admitido por este projeto é simples. Com a estrutura de custos projetados atuais, o investimento retorna um valor presente líquido positivo de R$2.798.163,93. Ou seja, mesmo que haja custos adicionais neste montante, o projeto proporcionaria um VPL nulo que ainda é aceitável, mais precisamente, o limite para aceitação do projeto. Portanto, o custo máximo admitido são os fluxos de caixa negativos trazidos a valor presente no montante de R$32.798.163,93.
A margem de segurança, que é uma medida de risco, pode ser calculada pela relação entre a folga e o valor presente dos fluxos de saída.
Esta taxa significa dizer que os custos só podem crescer 9,33% para que o projeto ainda continue viável, caso contrário, o projeto de investimento torna-se inviável. Para comprovar, basta multiplicar os mesmos R$ 30.000.000 pela taxa de 9,33%, e serão encontrados os mesmos R$ 2.798.163,93. b) O ponto de equilíbrio é calculado com base no mesmo raciocínio. Neste caso, a lógica também é simples. Tomemos novamente o conceito de ponto de equilíbrio. O break even point é o ponto em que as receitas cobrem os custos e o resultado contábil da empresa é nulo. Dessa forma, no fluxo de projetos de investimentos basta igualar o valor presente líquido das saídas (custos/despesas) ao valor presente líquido das entradas.
Calculando-se o VPL das saídas, encontra-se o valor de R$ 42.269.022,68. Para “zerar” este valor deve-se achar a receita anual que, a uma taxa de 15%a.a., faça com que o VPL das entradas proporcione os mesmos R$ 42.269.022,68 e o VPL do projeto, conseqüentemente, seja nulo. VPL saída = VPL entrada Utilizando-se a calculadora financeira, basta inserir as informações para encontrar a prestação anual – PMT (receita anual), seguinte forma:
Analisando este resultado, pode-se compreender que, se a rodovia gerar uma receita de US$ 6.752.961,22 por ano, o valor presente líquido do projeto será nulo. Outra interpretação que se pode dar é que esta receita anual calculada é a receita mínima exigida para se diluir todos os custos existentes sem prejudicar a viabilidade, pois o resultado será nulo. Calculando a receita, pode-se ainda descobrir o ponto de equilíbrio em quantidade de veículos. Para tanto, basta dividir a receita anual de equilíbrio pela quantidade de dias (360). Daí, divide-se o resultado encontrado pelo valor da tarifa que é de US$ 2,00.
Da mesma forma que calculamos a margem de segurança dos custos, pode-se calcular para a receita, já que também é uma medida de risco do projeto. O cálculo é similar, bastando para isso dividir a quantidade de veículos de equilíbrio pela projetada.
Esta taxa calculada significa dizer que a quantidade de veículos só pode variar, para baixo, em 6,2089%, caso contrário, o projeto tornar-se-á inviável.
|
Copyright
© 2006 AIEC.
|