Embora interessantes tais considerações históricas, faz-se necessário compreender a importância da bolsa de valores como instituição do mercado financeiro que possui autonomia financeira, patrimonial e administrativa, fiscalizada no Brasil pela Comissão de Valores Mobiliários. Essa instituição mantém local em condições adequadas para a realização de operações de compra e de venda de títulos e valores mobiliários. Dessa forma, bolsas têm o objetivo de propiciar os meios necessários à realização da transferência da propriedade de ativos, assegurando liquidez às operações com esses bens, fiscalizando os serviços prestados a seus membros e facilitando a divulgação de informações acerca das empresas e de seus negócios.

No Brasil, após longo processo de consolidação efetuada por intermédio de repetidas fusões, existe a BM&FBOVESPA, principal instituição brasileira de intermediação para operações do mercado de capitais e a única bolsa de valores, mercadorias e futuros em funcionamento.

Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo, 1895.
Bolsa Oficial de Valores de São Paulo, 1934.


Hoje a BM&FBOVESPA é a quarta maior bolsa do mundo em valor de mercado.

No desempenho de suas atribuições de bolsa de valores, a BM&FBOVESPA provê os meios necessários à negociação de valores mobiliários (não incluídos os títulos da dívida pública), de derivativos, de títulos de renda fixa e variável, de mercadorias.



Copyright © 2012 AIEC.