2.3 Agência de Rating

“Rating” é uma palavra de origem inglesa que tem o significado de classificar, classificação. Dessa forma, agências de rating são organizações que desempenham a atribuição de classificar riscos associados a diversas situações existentes no mercado.

Essas empresas classificam os valores negociados em mercado quanto ao risco. No caso das ofertas públicas de valores mobiliários – em atividade prevista no item 1.1 do Anexo III-A da Instrução 400 -, essas empresas são responsáveis por avaliar o risco associado a esses títulos quanto à possibilidade de seu inadimplemento (isto é, o não recebimento dos valores devidos ao detentor do título).

Essa opinião volta-se para o exame da saúde financeira da empresa emissora, avaliando diversos fatores da operação, tais como:

• a estrutura da operação,
• os direitos creditórios,
• os fatores de risco,
• os originadores e
• os devedores ou coobrigados.

Essa avaliação considera fatores internos como estrutura de capital, governança, perfil de endividamento, posturas social e ambiental, mas também fatores externos, como taxa de juros, condições reinantes do mercado em que atua a empresa, condicionantes tributárias e outras que possam influenciar a saúde financeira da empresa.



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