1.2 Outros procedimentos

Precificação para venda e o Formulário de Referência

Toda e qualquer precificação de um ativo envolverá, em uma de suas fases, a determinação do ponto de equilíbrio em que as variáveis preço e quantidade sejam iguais para ofertantes e demandantes do ativo. Isso também é válido para vendas e aquisições de ações de companhias abertas, pois também nesse tipo de transação haverá um preço e uma quantidade que igualem as expectativas dos vendedores e adquirentes desse ativo.

Ciente dessa realidade, e da necessidade da existência de fontes confiáveis e permanentes no mercado financeiros, que mitiguem a assimetria de informações entre administradores e investidores, tornando mais fluido o processo de precificação das ações emitidas no mercado, a Comissão de Valores Mobiliários emitiu, em anexo à Instrução CVM nº 480, a obrigação de as empresas emissoras de valores mobiliários emitirem o Formulário de Referência.

O Formulário de Referência melhora o padrão informacional existente no mercado brasileiro, melhorando a precificação – pois permite uma análise mais fácil de suas informações - e facilitando o acesso ao mercado por parte de investidores menos experientes.


Folha de rosto de um Formulário de Referência



Copyright © 2012 AIEC.