1. A atividade de Relações com Investidores (RI)

Aumenta a percepção das empresas sobre a importância de uma política que envolva a divulgação de informações e perspectivas corporativas, visando maior interação com as partes interessadas em seus resultados. Fatores não financeiros (governança corporativa, imagem, marca, capital intelectual, liderança, responsabilidade social e ambiental, transparência, comunicação, inovação) exercem influência direta na avaliação de uma empresa. A sustentabilidade do negócio é tema preponderante e largamente valorizado.

Nesse contexto, é de se destacar a necessidade de se ouvir a voz do mercado dentro da empresa e de que a voz da empresa perante o mercado seja ouvida. Nosso estudo agora tratará, então, de como gerenciar essa sensível e fundamental função administrativa: a relação com os investidores.

A relação com investidores ocorre em dois sentidos: divulgando a companhia perante públicos estratégicos e trazendo feedback para a empresa. Seu objetivo é o aperfeiçoamento das práticas internas e o melhor atendimento das solicitações do mercado.

Investidores e analistas, alvo dessa atividade, não gostam de surpresas – boas ou más – e, surpreendidos, consideram não terem sido bem informados pela empresa. Assim, é fundamental que os acontecimentos (novidades tecnológicas, financeiras, mercadológicas, jurídicas e de comunicação) sejam adequadamente informados àquele público, de forma a garantir o sucesso da política de relacionamento com os agentes do mercado.




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