1.1 O Programa de Relações com Investidores

Os objetivos de um programa de RI podem ser assim resumidos:

• fornecer informações a investidores, órgãos oficiais e mercado;
• ampliar e cativar a base acionária, identificando os investidores mais adequados ao perfil da empresa;
• adequar a mensagem da empresa a seus valores;
• informar as reações do mercado para a alta administração.

O programa é extenso, vai da justificativa dos critérios de avaliação de ativos a informações sobre estratégias de parceria no mercado, questões regulatórias e direitos dos acionistas. Empresas que ofertam valores ao mercado devem ser proativas em suas ações de RI, possuem informações acerca de investidores atuais e potenciais, antecipam demandas do mercado e se mostram para os investidores exatamente como são, eliminando lacunas entre seu valor justo e o preço em Bolsa.

Entre os benefícios mais valiosos de um programa, destaca-se a criação de uma cultura de transparência e boas práticas de governança. Manter um serviço eficiente de RI sinaliza que a companhia atua para agregar valor às suas ações. Em consequência, o investidor percebe que seus papéis podem ser ativos importantes para compor portfólios.



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