1.4 Princípios Éticos

Os princípios éticos adotados pelo IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores - são: transparência; equidade; franqueza e independência; integridade e responsabilidade.

Transparência Indispensável para que se construa um clima de confiança no mercado de capitais. É um traço bastante distintivo da cultura da empresa, quando espontânea e contínua. Sua matéria-prima são todas as informações – financeiras e não financeiras – a serem divulgadas para permitir que o investidor tenha um entendimento e faça uma avaliação bem fundamentada sobre a empresa.
Equidade A disseminação de informações deve observar o princípio básico da equidade, segundo o qual nenhum usuário de informação possa ser beneficiado por tratamento privilegiado. Cabe ao setor de RI assegurar-se de que qualquer informação seja disponibilizada ao mesmo tempo a todos os públicos interessados.
Franqueza e independência A informação distribuída deverá ser completa e confiável, sem meias-verdades/distorções que enfatizem o lado positivo do fato ou que soneguem/atenuem os aspectos menos favoráveis, para tanto será completa e sincera, fortalecendo a credibilidade da organização.

Integridade e responsabilidade

A empresa deve demonstrar o respeito pelas leis do País e pela regulamentação oriunda dos órgãos que disciplinam seu mercado. Nenhuma ação deve ser iniciada antes que a indagação sobre legalidade tenha sido respondida afirmativamente.



Copyright © 2012 AIEC.