c) Compliance

O fato é que a denominada “vida corporativa”, em suas características, objetivos e valores, tem sido submetida a uma série de transformações profundas, consequência de um processo histórico de maior envergadura. Escândalos de governança corporativa, tais como o do Banco Barings, o das empresas Enron, WorldCom e Parmalat, o caso Madoff são exemplos de casos de fraude e desvios de elevadas quantias em grandes corporações, os quais podem ser facilmente constatados por meio de uma leitura de jornal, ao assistir a um telejornal logo após um dia estafante de trabalho ou mesmo em um rápido acesso à internet. Na verdade, esses fatos impuseram um momento de reflexão ao cidadão comum.

A facilidade do acesso às informações provocou maior transparência quanto aos atos das grandes corporações – o cidadão médio hoje toma conhecimento do que ocorre praticamente em tempo real – e assim obteve um espaço para manifestar sua opinião e para ser ouvido.

Ganhou espaço na sociedade um movimento que exige mudanças de referencial no mundo dos negócios, aprofundou-se entre as pessoas a percepção de que a integridade nas ações comerciais não se encontra entre as prioridades dos dirigentes.



Copyright © 2012 AIEC.