2. A missão de Compliance

Apesar de já se ter uma vasta base para emissão de um conceito, ainda não se encontra compreendido completamente o contexto no qual a Compliance atua, e dentro da empresa, qual a missão de Compliance. Na verdade, as organizações modernas encontram-se inseridas em um vasto panorama de inter-relações e ações de forças sobre as quais a empresa não tem controle pleno.

Um equipamento de transmissão de energia elétrica pode interromper seu funcionamento minutos antes de uma final de campeonato, um caminhão transportando líquidos tóxicos pode sofrer um acidente e derramar seu conteúdo nas proximidades da estação de tratamento de água, interrompendo o fornecimento à população de uma grande cidade. Um funcionário exemplar, com problemas de saúde na família, pode efetuar um desfalque para obter os meios para financiar um tratamento que mantenha as esperanças em uma cura.

Eventos dessa natureza encontram-se entre os riscos a que qualquer organização pode se encontrar exposta, muitas vezes com consequências midiáticas incontornáveis, expondo a sua percepção junto à opinião pública (sua imagem) à desonra, além de prejuízos de ordem legal.



Copyright © 2012 AIEC.