2.1 O risco de imagem

O risco de imagem pode ser entendido como aquele risco a que uma organização encontra-se exposta de ser percebida de forma negativa perante a opinião pública acerca de suas operações/atividades, a causar prejuízos a sua imagem com consequências para suas relações com os demais agentes do mercado em que atua

Essa alteração negativa de opinião tem o potencial de gerar impactos negativos sobre a empresa, tais como:

• seu valor financeiro (representado pela queda do preço de suas ações),
• perda do apoio da clientela (normalmente resultando em diminuição da demanda de produtos e serviços que a ela encontram-se associados),
• perda de oportunidades de negócio (cancelamentos de contratos).


A avaliação da empresa, a sua imagem, tem por base o modo pelo qual clientes, fornecedores, governo e acionistas percebem a organização. Tal imagem, por sua vez, fundamenta-se na identidade com que a organização é percebida por esses agentes - sua missão, visão, valores, princípios e códigos de conduta - bem como suas ações no decorrer do tempo.



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