O desempenho econômico e a lucratividade são variáveis já conhecidas e profundamente estudadas. Valores recentes no mundo corporativo - tais como responsabilidade social, sustentabilidade e governança corporativa – associam-se de forma a tornar ainda mais importante, para o bom andamento dos negócios, conquistar e manter uma boa imagem junto à opinião pública, a qual pode vir a ser comprometida de forma por vezes indelével frente a uma publicidade negativa.

A perda de reputação, embora possa ter a aparência de inofensiva, pode vir a ser refletida em perda de rendimento, redução na base de clientes, com o potencial – em casos extremos – de resultar na descontinuidade das operações de uma empresa.

Exemplos de situações catastróficas associadas à perda de imagem são numerosos. Veja um exemplo

As consequências para o esportista do exemplo citado, porém, não se encerraram. Patrocinadores cancelaram, de imediato, seus contratos junto ao atleta e às instituições por ele dirigidas, de forma a não mais terem suas imagens associadas à publicidade negativa.

O forte impacto financeiro negativo, no momento em que se redigiu o presente texto, gerava dúvidas quanto à continuidade das atividades das instituições, mesmo com o afastamento formal do atleta de sua administração.



Copyright © 2012 AIEC.