Resumo

A atividade de controle é extremamente importante para a gestão de qualquer empreendimento, sendo fator indispensável para a obtenção de sucesso em qualquer iniciativa.

A palavra controle tem sua origem etimológica na palavra francesa “contre-rôle”, a qual evoluiu para “contrôle”. Controle pode ser compreendido como fiscalização exercida sobre as atividades de pessoas, órgãos, departamentos, ou sobre produtos etc., para que tais atividades, ou produtos, não se desviem das normas preestabelecidas. Uma constante na palavra controle é o fato de que se trata de uma ação que se realiza sobre um agente que é o controlado, de forma a se assegurar de que os resultados de seus atos permaneçam coerentes com princípios/padrões previamente estabelecidos.

De forma semelhante à relação que se estabelece entre motorista e veículo, onde o primeiro controla as ações do segundo, um sistema de controle, por intermédio de dispositivos próprios, controla os resultados apresentados por uma empresa. O motorista, por meio de dispositivos do veículo, controla as reações e determina seu destino conforme sua vontade; os administradores de uma empresa, por intermédio de sistemas específicos – entre os quais existe um sistema de controle – conduzem a empresa em conformidade com os princípios e normas que foram estabelecidos.

Um controle, para ser identificado como controle interno, deve ter uma característica comum entre agente controlador e agente controlado: a subordinação a uma mesma autoridade administrativa. Deve-se, então, denominar controle interno àquele que é efetuado dentro de uma mesma organização.

O controle interno estabelece uma série de medidas aplicadas em uma empresa, com os seguintes objetivos:

1 - Proteger os bens (patrimônio).
2 - Conferir a exatidão e fidelidade dos dados contábeis.
3 - Promover a eficiência operacional.
4 - Estimular a obediência às diretrizes administrativas estabelecidas.




Copyright © 2012 AIEC.