1. O que é Ética?

Como descrito por Valls, ética é daquelas coisas que todos sabemos o que é, mas que são extremamente difíceis de explicar, se alguém nos pergunta do que se trata.

Diante da necessidade de se estruturar um conceito do que seja ética, perceptível para pessoas que não se encontrem habituadas com conhecimentos mais profundos de filosofia, Fernando Savater utilizou-se de um capítulo inteiro de sua obra “Ética para meu filho”, cuja base argumentativa será em seguida apresentada.

O filósofo espanhol defende que existem diversos tipos de conhecimentos:

• aqueles que adquirimos por satisfação, por gosto;
• outros, para se adquirir habilidades específicas;
• e a grande maioria para se conseguir um trabalho e com ele “ganhar” a vida.

Naturalmente, se não houver curiosidade nem necessidade, podemos prescindir deles, e acabaremos por encontrar alguma forma de viver.

A verdade é que ninguém é capaz de saber de tudo, e a solução é aceitar com humildade tal fato, o de que ignoramos uma infinidade de conhecimentos. Entretanto, o autor defende a existência de conhecimentos fundamentais: pular do vigésimo andar de um arranha-céu ou beber soda cáustica não são convenientes para quem deseja chegar a velhice, por exemplo. Também não é conveniente, a seu bel-prazer, agredir fisicamente a primeira pessoa que encontrarmos pela manhã, apenas para começar o dia com os músculos “aquecidos”, pois mais cedo ou mais tarde haverá consequências negativas.




Copyright © 2012 AIEC.