Forças regulatórias

O BIS - Banco de Compensações Internacionais foi criado em 1930 e é composto por diversos comitês, entre eles o Comitê de Supervisão Bancária da Basileia, criado em 1974.

Discussões de padrões internacionais comuns para a indústria bancária acabaram por serem consolidadas no International Convergence of Capital Measurement and Capital Standards – July 1988, que passou a ser conhecido como Acordo de Basileia de 1988. Foca a necessidade das instituições financeiras manterem capital em volume suficiente ao nível de risco envolvido em suas atividades.

O novo Acordo incorpora requisitos mais rigorosos na análise do risco assumido por cada uma das instituições financeiras, concedendo aos supervisores de atividade bancária ao redor do globo uma base conceitual sustentada em três pilares: requerimentos mínimos de capital; revisão do processo de supervisão e disciplina de mercado.

A Lei Sarbanes-Oxley (também denominada SOX) foi emitida para ser adotada pela maior economia do planeta, espalhando seus efeitos para além das fronteiras daquele País. Qualquer empresa que opere naquele mercado, emitindo títulos de crédito ou atuando como agente financeiro, assim como subsidiárias de empresas americanas distribuídas em outros países, encontra-se subordinada aos seus ditames. Foca o sistema de controles internos, boas práticas de governança, transparência, responsabilização pessoal dos agentes e a auditoria independente.



Copyright © 2012 AIEC.