Este posicionamento da relação proprietários/gestores encontra-se fundamentado na contratação, pelos proprietários, de executivos cujas decisões tragam bons retornos para os acionistas, e de boa remuneração. A esse relacionamento denomina-se “relação de agência”, pois os executivos são os agentes dos proprietários.

Naturalmente, essa contratação encontra-se envolvida em expectativas dos proprietários acerca do desempenho operacional da empresa. Essa relação, contudo, não consegue evitar a ocorrência de conflitos de agência, pois as expectativas das partes não são passíveis de pleno atendimento, uma vez que as expectativas de uma parte nunca serão plenamente atendidas pela outra, e por não ser razoável que os agentes (os executivos) atuem perfeitamente de acordo com o desejo dos proprietários.

Nas palavras de Klein e Jensen-Meckling, não existe contrato perfeito (é impossível antecipar-se em contrato todas as possibilidades de futuros conflitos e regramento das expectativas), assim como não existe o agente perfeito (a atuação dos executivos não ocorrerá de forma similar à dos acionistas).



Copyright © 2012 AIEC.