A complexidade das relações estabelecidas pelas corporações veio a dar origem ao conceito de stakeholders, que é uma denominação genérica para todos os grupos que coexistem interna, externa e no entorno das organizações mercantis, nelas possuindo interesses. A existência desses stakeholders e seus interesses também criou seus conflitos, os quais necessitam ser corretamente identificados e adequadamente geridos, a fim de se garantir a geração de bons resultados a longo prazo.

O principal fundamento à existência das empresas continua a ser a geração de resultados a serem agregados ao capital inicial investido pelos proprietários. Essa diretriz, mitigada pelas necessidades do respeito a limites morais, legais e éticos, continua a ser fundamental.

Como contraponto a essa diretriz, considerações acerca de responsabilidade social e ambiental, ao lado do reconhecimento da necessidade do equilíbrio entre os interesses dos diversos grupos como premissa à existência, no longo prazo, de resultados sustentavelmente favoráveis permite o estabelecimento de um marco teórico onde atuam os profissionais de compliance.



Copyright © 2012 AIEC.