Dentro desse conceito, o profissional de compliance deve se dedicar no sentido de disseminar uma cultura de altos padrões éticos e morais, pois à empresa é necessário uma boa imagem, e tal só poderá ser alcançado com adoção de princípios rigorosos, que respeitem a diversidade cultural da sociedade em que se encontre inserida a empresa.

Outra preocupação deste profissional deve ser incentivar a elaboração e adoção de um código de ética customizado às necessidades da empresa em que atua. Este código é a ferramenta adequada para a empresa estabelecer e divulgar seus valores e indicar para seus colaboradores o padrão de comportamento que deles se espera.

Mais ainda, por intermédio de um código de ética, a empresa dá a conhecer a todas as partes interessadas – incluindo seus colaboradores – suas normas, valores e comportamentos, permitindo a todos perceber quais são as decisões esperadas para determinadas situações.


Trata-se, portanto, não apenas de explicitar um padrão de comportamento esperado, mas também permitir que seja identificada, em sua imagem pública, a consistência de suas práticas frente a um conjunto de crenças morais e jurídicas.



Copyright © 2012 AIEC.